O Departamento Médico e de Fisioterapia é dirigido pelo Dr. Pedro Antônio Pabst com formação em Ortopedia e Fisiatria e especializado em coluna vertebral pelo trabalho de Alva Gregory, adotado pela Palmer College of Chiropractic, Davenport, Iowa, USA.
O Departamento de Psicologia é dirigido pela Dra. Célia Morais Pabst, onde são realizados Psicoterapia Clínica, Hipnose, Ludoterapia e Terapia Sexual. O atendimento psicoterápico é feito com base analítica e associado à hipnose terapêutica, que é opcional.
Você pode adquirir aqui os livros escritos pela Dra. Célia Morais Pabst.
Home > Departamento de Psicologia

Na hipnose terapêutica consegue-se um estado alterado de consciência do paciente e com isso acessamos a mente inconsciente e tratamos todos os traumas infantis que a pessoa tenha vivido. Pode-se, também, fazer regressão de memória, onde a pessoa libera os sentimentos reprimidos do trauma e ressignifica a situação traumatizadora. Por exemplo se uma pessoa sofreu um abuso sexual na infância e atualmente apresenta um bloqueio sexual como uma anorgasmia (dificuldade em alcançar o orgasmo) voltamos através da regressão de memória a situação do trauma e trabalhamos essas emoções que estavam retidas, liberando-as. Com o tratamento a pessoa vai aos poucos voltando a ter ou descobrindo o prazer sexual.

Na ludoterapia para crianças é sempre necessário nas primeiras entrevistas a presença dos pais ou responsáveis pela criança, afim de informarem o histórico da criança e firmarem um compromisso terapêutico para o seu bem estar.

No atendimento de adolescentes os pais precisam ficar cientes do tratamento, porém as consultas são exclusivas dos adolescentes.

É feito tratamento com adultos e específicos para a 3ª idade.

No tratamento de casais com problemas conjugais e/ou problemas sexuais, a terapia do casal busca o reequilíbrio da comunicação do casal, o retorno da afetividade e troca amorosa entre eles. Quando um casal apresenta dificuldades sexuais psicogênicas como: disfunção erétil (impotência), ejaculação prematura (ejaculação precoce), anorgasmia (dificuldade da mulher em alcançar o orgasmo), vaginismo (dificuldade de aceitar a penetração do pênis na vagina, devido uma contração involuntária vaginal dificultando a penetração) entre outras.

A terapeuta sexual Dra. Célia Morais Pabst orienta técnicas sexuais que o casal vai fazer em casa e em cada consulta. Com os relatos do casal, vai trabalhando os aspectos emocionais que dificultam a prática sexual.

Baseado nesta grande experiência clínica, a Dra. Célia Morais Pabst escreveu um livro, fruto de sua dissertação de Mestrado, “La aplicación de hipnosis y terapia sexual en las principales disfunciones sexuales psicogénicas”. Neste livro a autora aborda toda a história da hipnose no mundo e no Brasil. Apresenta ainda um capítulo exclusivo sobre a neurofisiologia da hipnose. Define o que é um transe, dentro de uma visão antropológica, bem como sua aplicação com fins terapêuticos em várias culturas do mundo. Estão inseridos no livro as disfunções sexuais masculinas e femininas e a terapia sexual com suas principais técnicas. Por fim, explica a associação de cada uma das principais técnicas de hipnose e da terapia sexual. Ilustra com 16 casos de casais tratados sem recindivas das disfunções sexuais. Este livro mostra um trabalho detalhado de pesquisa da autora.

Atualmente, faz conferências nacionais apresentando seu livro e é sempre convidada para congressos internacionais onde apresenta o mesmo. Em agosto de 2006 irá ao Congresso Internacional de Hipnose, no Panamá. Vários catedráticos nacionais e estrangeiros avaliaram o livro e qualificaram-no de forma positiva pelo seu conteúdo magnífico.

O Departamento de Psicologia ainda oferece o serviço de terapia familiar onde a constelação familiar (pai, mãe e filhos) vão ao consultório abordar suas angústias, frustrações, desilusões e outros distúrbios psicossociais. A cada consulta, emergem os conflitos de comunicação da família, onde a terapeuta vai tratando de seus membros, com o objetivo de que cada integrante possa aprender a respeitar as diferenças e expressar mais afeto e troca com mais equilíbrio emocional.

O Centro de Tratamento Mente e Corpo por intermédio de seu Departamento de Psicologia trata de diversos transtornos psicológicos e entre eles temos:

  • Depressão
  • Síndrome do Pânico
  • Fobias (medo de elevador, medo de avião, medo de lugar fechado, medo de animais, e muitos outros)
  • Compulsão à comida (obesidade), à bebida, jogos, maconha, cocaína, tabagismo entre outros
  • Insônia
  • Estresse, ansiedade exacerbada
  • Em crianças: enurese noturna, dificuldade de aprendizagem, depressão infantil, etc.
  • Transtornos sexuais psicogênicos: disfunção erétil, ejaculação prematura, anorgasmia, vaginismo, ejaculação retardada, etc.
  • Apoio psicológico específico para pacientes com diagnóstico de câncer e HIV+

A Dra. Célia Morais Pabst é sócia do Instituto Científico de Relaxamento e Redução do Stress (ICRS) juntamente com a Dra. Yedda Costa dos Reis.

O ICRS ministra curso de Hipnose Terapêutica para médicos, psicólogos e odontólogos, no Brasil e no exterior.

O ICRS é associado à Associação Caribenha de Hipnose Terapêutica (ACHT), onde as duas profissionais são credenciadas e sócias.

O Centro de Tratamento Mente e Corpo faz um tratamento global. Seus profissionais são reciclados nas mais modernas técnicas de atuação profissional e estão sempre atualizados através de congressos e publicações nacionais e internacionais, além de estar conectados com outros colegas de profissão por e-mail em vários países do mundo.

Acreditamos que a troca acadêmica favorece um intercâmbio para o bem estar do paciente. Estamos sempre abertos a novas idéias e percepções.

www.pabst.com.br © 2006  |  Política de Privacidade